
Energia Solar
Panorama Energia Solar no Brasil
A fonte de energia solar é a mais abundante do planeta e a que mais cresce no Brasil e o mundo.
O Brasil é um dos países com o maior potencial de geração de energia solar fotovoltaica. Produzida nos telhados das casas, estacionamentos, fachadas de edifícios ou em usinas solares de grande porte, é uma fonte de energia democrática, grande geradora de empregos, que traz tecnologia, conhecimento e inovação para empresas e universidades que ajudam nosso País a crescer e a se desenvolver com sustentabilidade.
Números da Energia Solar no Brasil
Salto de 7mil em 2012 para 3,4 milhões de novos sistemas de geração no Brasil em 2025
79 % sistemas de geração instalados em RESIDÊNCIAS
254,8 Bilhões de Reais investimentos no setor no Brasil de 2012 a 2025
10% sistemas de geração instalados em
EMPREENDIMENTOS
COMERCIAIS
A fonte solar já evitou a emissão de mais de 67,4 milhões de toneladas de CO2 na Atmosfera
Tendência de passar a ser a
fonte de energia mais usada no Brasil até 2040
*Dados de 2025, fonte: Absolar 04/2025
Energia Solar no Brasil
O Brasil apresenta níveis bastante elevados de irradiação solar com uma variabilidade mensal muito mais baixa em comparação, com o que se observa em países onde essa tecnologia já está bem estabelecida, como Alemanha, Espanha, Itália, Portugal e França.
O Sul do Brasil apresenta características similares às encontradas nos países europeus, em especial no que se refere a variabilidade mensal, já que se encontra em latitudes mais altas e, portanto, com maiores diferenças na duração do dia entre as estações do ano.
O Nordeste do Brasil supera os países ibéricos em termos de irradiação solar média mensal, com a característica de possuir uma variabilidade mensal bastante inferior.
Apesar das diferentes características climáticas observadas no Brasil, a média anual de irradiação global apresenta boa uniformidade, com média anuais relativamente altas em todo o país. O valor máximo de irradiação global é 6,5 kWh/m² e ocorre no Norte do estado da Bahia. A menor irradiação solar global é 4,25 kWh/m², ocorre no litoral norte de Santa Catarina. Colocando o Brasil como destaque na geração de energia elétrica solar fotovoltaica no mundo.
Produzida nos telhados das casas, estacionamentos, fachadas de edifícios ou em usinas solares de grande porte, é uma fonte de energia democrática, grande geradora de empregos, que traz tecnologia, conhecimento e inovação para empresas e universidades que ajudam nosso País a crescer e a se desenvolver com sustentabilidade.